No dia 31 de agosto de 2011, a seqüência didática foi continuada em sua 6ª aula. Devido as dificuldades encontrada nas atividades dos alunos, retomamos os critérios de avaliação com o grupo, abordando cada um deles. Esse momento houve bastante participação dos alunos, que apresentavam não ter conhecimento sobre as implicações desses critérios.
Por terem relatado que não sabiam fazer sistematização na aula anterior, foi entregue para eles um modelo de sistematização feita por nós em que abordávamos todo o conteúdo debatido até aquele momento da seqüência. De maneira expositiva recuperamos o conteúdo, enfatizando os pontos que os alunos tiveram maiores dificuldades.
Após esse momento esperávamos que eles tirassem suas dúvidas, mas apenas uma aluna nos questionou sobre o processo de localização do tempo histórico. Como tivemos problemas em explicar de maneira simples, ou melhor, de uma forma que eles aprendessem. Houve a intervenção do orientador de estágio obrigatório, que avisado sobre nosso problema de avaliação com a sala foi assistir a aula, nos orientou a fazer três linhas do tempo: uma para a História do Movimento negro, outra para a Luta dos Direitos Civis nos EUA e outra com a Ditadura Militar (1964 – 1985).
Os alunos demonstraram melhor compreensão sobre suas dúvidas. A partir disso propusemos outra atividade em que os alunos deveriam produzir um texto relacionando todos os conteúdos abordados na seqüência que foram: Luta pelos direitos civis no EUA, Ditadura Milita (1964 – 1985) e a História do Movimento entre 1960 a 1980. Essa atividade deverá ser entregue na próxima aula.
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