Na escola João Dantas, da rede de ensino público de Três
Lagoas foi dado início em no mês de maio uma Sequência Didática para o 7º ano
D. Esta sequência se constitui por atividades aplicadas em etapas, ocupando
algumas semanas do calendário escolar, almejando resultados sócio
construtivistas embasados nos teóricos da educação estudados no Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do curso de História.
As atividades se embasaram em mapas histórico de diferentes
períodos, sendo uma boa ferramenta de ilustração para os alunos entrarem em
contato com o conhecimento.
Fig. 1: Sebastian Munster, 1553. |
Fig. 02: Stuart McArthur, 1979. |
Fig. 03: NASA, 1990. |
Estas atividades
trabalhadas possibilitaram a criação de um texto final individual, onde o
professor tem o papel profissional de realizar a mediação entre as ideias
dos alunos e os conhecimentos trabalhos em sala:
Fig. 04: Texto Final das Grandes Navegações, 2013. |
Interpretando
esta Produção Final do aluno Lucas, podemos ver nitidamente a letra do
professor (em fôrma) interagindo com a escrita do aluno. O educador precisa
trabalhar como norteador das ideias que nas crianças e adolescente ainda não
estão em consonância, se fazendo necessário uma ação para coordená-las.
Devido à
necessidade de conter uma avaliação dos planos de ensino da escola, o Pibid
precisou avaliar os desempenhos desses alunos. Não foi optado o uso de formas
tradicionais para uma “média final”. Combatemos transformar o aprendizado em
simples equação de “somar e dividir”. Foram aplicados uma Ficha de Avaliação,
traçando objetivos a serem alcançados e avaliando este alcance.
Fig. 05: Avaliando os alunos, mensurando objetivos, 2013. |
Houve sim
reprovações usando este método de avaliação, mas estas fichas possibilitaram
uma visão da sala, uma mensuração intangível do conhecimento/aprendizado.
As atividades do Pibid do curso de Licenciatura em História está galgando seu caminho em meio a outras licenciaturas, contando com o apoio de outros cursos, na foto abaixo, o acadêmico Guilherme Moralles, no 1º semestre de Letras ajudando na aplicação didática Grandes Navegações.
Fig. 06: Calouro do curso de Letras já em contato com sala de aula, apoiando a Sequência Grandes Navegações. |
Segue abaixo
algumas fotos dos alunos trabalhando ao longo dos quase dois meses de aplicação
sequencial e na confecção de mapas:
"NÃO SE PODE FALAR DE EDUCAÇÃO SEM AMOR." (PAULO FREIRE)
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