A aplicação da sequencia sobre religiões
afro-brasileiras foi iniciada nesta terça-feira, dia 13, estávamos presentes
Bruna, Luana responsáveis pelo projeto e Prof. Rose e eu como observadora do
mesmo, apesar das expectativas e do nervosismo das responsáveis, a aula aplicada
foi uma grata surpresa, pois os alunos foram receptivos as atividades e a nossa
presença em sala de aula do 1° ano A.
As
primeiras atividades ministradas sobre as religiões foram diagnosticas feitas através
de imagens, onde os alunos iriam escrever em uma folha de caderno o que estas
imagens representavam para eles, isso ocorreu após a apresentação do projeto e
da forma avaliativa que foram passados aos alunos por Bruna e Luana.
Em
contato com os alunos, enquanto ajudava alguns deles a compreender a atividade
da aula, pude observar que nesta sala os alunos são satisfatoriamente educados
e interessados, apesar de alguns bem tímidos ainda assim estão interessados, os
alunos se dividiram em grupos havia um de garotos simpáticos no fundo, esses
garotos foram os mesmos que notaram nossa presença na porta antes de começar a
aula e foram nos recepcionar quando chegamos para a aplicação da sequencia, que
ocorreu na 5° aula, fiquei meio desconfiada e cheguei e pensar: “esses meninos
vão dar trabalho...”, pensei nisso, pois apesar da educação, com que nos
trataram, estavam com muito senso de humor e pensei que seria difícil atrair a
atenção deles para a aula, mas para minha surpresa eles não passaram dos
limites com as brincadeiras e foram muito bem durante as atividades.
Fiquei
também apreensiva com um grupo de meninas que estavam mais a frente, dentre
elas havia uma aluna um tanto arisca chamada Heloisa, bonita, articulada e
aparentemente com respostas para “tudo”, olhou para nós com certa desconfiança,
mas foi bem solicita com as atividades e quando cheguei perto do grupo, após a
Luana ter explicado mais uma vez separadamente o que era para ser feito, foi
simpática comigo revelando que entendia um pouco das imagens, pois revelou que
sua avó era umbandista.
Em relação
às imagens as opiniões expressadas não diferem do que já era esperado,
comentários sobre uma religião conhecida porem mal entendida pela maioria das
pessoas, em decorrência disso se ouviu em sala algo como: “credo, isso é coisa
de macumba...”, enfim coisas pelo qual se esperavam mas sem maiores conflitos,
afinal é justamente para desconstruir um pouco esta imagem que a sequencia foi
criada, os alunos apresentaram certa preguiça na ora de responder o
questionário sobre as imagens mas conseguiram fazer a atividade, no primeiro
dia bem foi tranquilo.
No segundo dia de sequencia, na quarta-feira
dia 14, estávamos na 1° aula, Prof. Rose, Bruna, Luana e eu, como no dia
anterior, a continuidade da atividade era agora fazer uma leitura de um texto
impresso sobre intolerância religiosa e escrever um pequeno texto com suas
opiniões a respeito do que foi lido, os alunos estavam quietos e levaram a aula
toda lendo e começando a fazer a primeira produção textual, estava absurdamente
frio, e acho que isso colaborou para a tranquilidade da aula, no final muitos
alunos disseram que teriam que ler o texto sobre intolerância novamente e
pediram para levar para casa Bruna e Luana permitiram e na próxima semana os
alunos se comprometeram a devolver o texto da sequencia juntamente com o
escrito por eles.
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