Olá!
Usaremos esse espaço para
compartilhar as experiencias do projeto Semeando Ancestralidade em Escolas
Quilombolas. O projeto visa a parceria entre agentes da Universidade Federal de
Mato Grosso do sul e professores da escola Zumbi dos Palmares em Furnas do Dionísio.
O dia 08 de abril reuniu-se o
NEABI, o GEPEH e os professores da escola Zumbi dos Palmares em Furnas do Dionísio,
aonde está em andamento a formulação de um currículo quilombola. Para o
primeiro fim de semana de abril, foi programado um debate que visava
sistematizar as Diretrizes Nacionais Quilombolas para a Educação Escolar
Quilombola na Educação Básica. Vê-se a necessidade de surgir dos professores as
demandas que serão trabalhadas na escola, pois são eles inseridos no cotidiano
e na cultura escolar que no espaço encontra-se.
A reunião foi uma continuação dos
trabalhos em andamento. Procurou-se apresentar a devolutiva do encontro
passado. Essa metodologia é importante pois os professores se encontram
participantes de um processo de construção pedagógica, política e de
transformação e percebem que a cada encontro refletem sobre o espaço escolar
que é vivido.
É proposto nos encontros o debate
acerca do papel do aluno enquanto protagonista do currículo quilombola, e o
professor como mediador e direcionador dos conhecimentos que possuem e que
adquirem. O último encontro funcionou principalmente no intento de fomentar a
pesquisa em educação e a formação curricular quilombola.
Procurou-se entender os saberes
que os professores constituem a respeito da comunidade. A metodologia
estabelecida foi o retorno de suas falas, que foram transcritas em encontros
passados, entendendo-as como um discurso cerceado por uma consciência histórica
e formação cultural. Retornar a essas falas propôs que os professores reflitam
sobre os conhecimentos ressignificados ao longo do projeto.
A intensão é fornecer subsídios
para que os professores pensem nas demandas localizadas na escola, colocando os
alunos como protagonistas. Discutindo sobre estratégias de controle e poder, a
dimensão e organização espacial da sala e símbolos da subalternidade impostos em
questões de gênero.
O projeto dimensiona a construção
de identidade quilombola na escola Zumbi dos Palmares e na comunidade Furnas do
Dionísio. É fundamental tocar na memória da comunidade e na história da escola
buscando os saberes do cotidiano da comunidade ao ensino de História, Ciências,
Matemática, Português e outras disciplinas escolares.
Dessa forma proveitosa, desejamos
que os trabalhos continuem.
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