Por Iara Silva Souza
Chegou
ao fim no mês de setembro a sequencia sobre religiões afro-brasileiras na
escola João Dantas Filgueiras, que
estava sendo aplicada na turma do 1°A, nas aulas de História cedidas pela
Professora Rose, a sequencia elaborada pelas pibidianas Bruna e Luana contou
também com a minha presença em sala enquanto observadora. O projeto foi bem
recebido pelos alunos que no inicio demonstraram receio e curiosidade sobre o
tema ainda pouco abordado no ambiente escolar, porem os alunos foram muito solícitos em
participar das atividades em grupos e das avaliações individuais com um
pequeno destaque para um aluno, que pela simpatia durante toda a sequencia, nos
chamou a atenção, Ezequiel Correa, que dentro de seu grupo era um dos mais
entusiasmado com o trabalho que estava sendo feito em sala.
O
processo percorrido pela sequencia foi interessante por ter acontecido de uma
forma crescente nos conteúdos abordados, começou com uma atividade diagnostica
com imagens de orixás para serem identificadas pelos alunos, depois as aulas seguiram na explicação do conceito histórico
em que estava inserida a maneira de como foram formadas as religiões afro no Brasil, tendo
parte dessa explicação sendo feita através de musicas e vídeos, como as canções, “Guerreira” musica titulo do álbum de Clara Nunes lançado em 1978, e “O canto das três raças” que também da nome a outro álbum da cantora porem este lançado dois anos
antes em 1976, a primeira canção teve como ponto forte a identificação entre os
santos católicos e os orixás dentro do sincretismo religioso e a segunda na
explicação de alguns conceitos sobre as características dos três povos
principais na construção cultural e histórica do Brasil sendo eles o povo indígena, os brancos e os negros.
A utilização dos elementos de mídia ajudaram a enriquecer a explicação da sequencia, o que colaborou para a dinâmica das aulas e fez aumentar ainda mais a curiosidade expressada pelos alunos.
A utilização dos elementos de mídia ajudaram a enriquecer a explicação da sequencia, o que colaborou para a dinâmica das aulas e fez aumentar ainda mais a curiosidade expressada pelos alunos.
No
ultimo dia da sequencia os alunos realizaram a avaliação final ao refazerem a
produção do artigo de opinião onde receberam as notas finais que serão
utilizadas na conclusão do 3° bimestre. Desse modo fica aqui os agradecimentos
pela colaboração dos alunos e da Prof. Rose nas aulas sobre as Religiões
Afro-brasileiras ministradas pelas discentes do curso de História/UFMS e
pibidianas Bruna e Luana.
Leitura de texto de apoio.
Alunos trabalhando em grupo.
Resposta de perguntas levantadas pelos próprios alunos.
Apresentação de slide com apresentação de imagens dos Orixás.
Realização das atividades (Analise de imagens, de letra de Samba e Diário de bordo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário