Boa Tardeeee.....
Como
prometido, estou de volta para contar como foi o início da nossa sequencia
didática sobre a Rainha Nzinga. Assim que entramos em sala pedimos para que os
alunos se apresentassem e em seguida respondesse um questionário relacionado a
temática de gênero, onde coloquei algumas afirmações de cunho sexista, para
medir o quanto eles estavam enraizados nesses valores conservadores e
machistas. Quando entregamos as questões, li em voz alta com a classe todas as
afirmações e fui esclarecendo algumas dúvidas que iam surgindo. Durante a
leitura muitos alunos em sua maioria meninos, que compõem 80% da turma, faziam
comentários preconceituosos com relação ao papel feminino na sociedade.
Assim
que terminaram a primeira atividade, pedi que eles me descrevessem em uma folha
a parte, como eles imaginavam ser a imagem de uma pessoa que ocupasse uma
posição de liderança. Passei um roteirinho na lousa, queria que eles me
dissessem como seria fisicamente esta figura de destaque, homem, mulher, negro,
branco, roupa, cabelo, sua forma de agir e assim pedi que eles me pontuasse
como seria este(a) líder em todos os aspectos possíveis.
Notei
que todos possuem muita dificuldade em escrever, na verdade todos tem muito
medo de colocar suas ideias no papel, como muita insistência, fizemos com que
todos escrevessem. Algumas produções que
li, grande parte descreviam este líder sendo homem e branco.
Ao
final da aula, sentados em U, fizemos mais bate papo onde pedi para que eles me
falassem o que define um homem e o que define uma mulher e o que os
diferenciam. Os meninos continuaram a reproduzir que a mulher tem que ficar em
casa e cuidar dos filhos e as meninas, algumas concordavam e outras
discordavam, gostaria de ter ouvido mais as meninas, mas elas eram a minoria e
falavam bem pouco.
Esta
semana ainda começo a falar sobre Nzinga, não só como uma grande líder
politica, mas como mulher de destaque. Espero muito que a turma se identifique
com a força e inteligência desta Rainha, que tanta reforça a igualdade nas
relações de poder entre homens e mulheres.
Por : Naiara Salvatierre
A sala reunida em UBate papo com os alunos
Monitores da semana
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