sábado, 29 de novembro de 2014

O jogo de Mancala e as civilizações agrárias em África: o Egito Antigo



O trabalho com a sequência didática foi iniciado na terceira semana de setembro de 2014. As aulas eram ministradas as segundas e sextas-feiras no 6º ano B, turma do professor Wellington. Os pibidianos Ana Paula (8º semestre de História), Caio Alexandre (2º semestre de História), Eduardo Dianna (2º semestre de História), e Roni Stanckevicz (2º semestre de História), juntamente com o estagiário Rafael Rezende (8º semestre de História), foram os responsáveis pelo desenvolvimento deste projeto na escola.
Nem no decorrer do projeto e nem em seu início identificamos resistência por parte dos alunos quanto a nossa presença em sala e muito menos quanto ao nosso trabalho. Os alunos foram muito simpáticos e nos receberam muito bem, e logo ficaram animados com a possibilidade de jogar e aprender sobre Mancala, apesar de a maioria, assim como em outros lugares, não conhecerem o jogo.

A simpatia e a animação dos alunos não nos privaram de alguns obstáculos e contratempos. Porém o grande contratempo foram as aulas dispensadas, outras que foram adiantadas e desencontros na escola que impediram que os encontros com os alunos fluíssem como o esperado, fazendo com que algumas aulas do planejamento tivessem de ser repensadas e até suprimidas por conta do tempo.  
Tivemos um pouco de dificuldade quando o assunto era leitura. Os alunos resistiam a se concentrarem durante toda a leitura dos textos propostos, tinham dificuldade de entender o contexto e responder as perguntas norteadoras. Lidamos com essa dificuldade por meio de atendimento individual e em duplas nas carteiras, estimulando a leitura, e questionando-os sobre o que haviam lido. Durante o decorrer das demais aulas os alunos se mostraram muito participativos, sempre fazendo perguntas, questionando e contribuindo para as discussões que envolviam imagens sobre o jogo. 

Alunos lendo individualmente o texto com ajuda de pibidianos
 Desafios à parte, o trabalho da sequência conseguiu atingir seus objetivos principais que eram fazer com que os alunos aprendessem a função e a finalidade do jogo no Egito Antigo, entendessem o caráter interdisciplinar do uso da mancala em sala de aula, conhecessem as características agrícolas, demográficas, culturais e sociais da região em que o jogo surgiu e principalmente conhecessem e valorizassem aspectos e características da cultura Africana em nossa sociedade.

Como produto final de todo esse trabalho os alunos do 6º ano B montaram, para o dia da consciência negra comemorado na escola estadual João Dantas Filgueiras, uma sala temática em que eles coordenando as entradas e saídas de visitantes explicaram a história do jogo e ensinaram as regras e os fundamentos do mesmo a professores, colegas e visitantes da escola que poderiam participar de um pequeno torneio de Mancala antes de saírem da sala. Os alunos foram totalmente responsáveis pelo funcionamento da sala e seu sucesso de visitas.   
Alunos jogando Mancala

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