sábado, 29 de novembro de 2014

Religiões Afro-brasileiras – A Umbanda na sala de aula



A sequência didática “Religões Afro-brasileiras” foi realizada no 6º ano C, na Escola Estadual João Dantas Filgueiras, aplicada pela aluna Bruna Barros (do quarto ano) e por Jorge Gomes do (primeiro ano), ambos do curso de História. O foco da sequência foi a Umbanda.
Durante a aplicação da sequência, que tinha como objetivos gerais resgatar a valorização da cultura negra através dos conteúdos trabalhados, bem como o combate à intolerância religiosa, foi possível analisar, através das atividades diagnósticas, o preconceito arraigado nas crianças, estimulados pela falta de conhecimento sobre o tema e por conta do próprio preconceito que a sociedade reproduz a respeito das religiões afro, além do estranhamento quando se depararam com o diferente (a maioria dos alunos são evangélicos).
Uma aluna em especial, que preferiu permanecer em anonimato, nos informou que sua mãe era frequentadora de um centro umbandista da cidade, mas não assumia justamente por conta do medo de sofrer preconceito por parte dos colegas. Outro caso foi uma outra aluna, esta evangélica, que quando os pais viram ela estudar em casa, a impediram de realizar a exposição que haveria no dia da Consciência Negra na escola. Ela nos relatou com tristeza que o pai não havia deixado, pois “o Pastor não permitira”.
No decorrer das aulas, utilizamos a sala de informática, a fim de que pudéssemos realizar aulas expositivas sobre o tema, ou seja, explicar o conteúdo histórico: onde surgiu a Umbanda, como surgiu, quais os orixás da Umbanda, assim como explicamos sobre o sincretismo religioso (que ocorre nessa religião). Para combater a intolerância religiosa, fizemos uma leitura coletiva de um artigo que foi de extrema importância para que os alunos refletissem a respeito da religião do outro e aprendessem a respeitá-la e aceitá-la.
Como produto final da sequência, os alunos montaram uma sala temática e se dividiram em duplas (para o evento que ocorreu na sexta-feira -dia 21/11/14- durante a semana da Consciência Negra, nos períodos matutino e vespertino). Contamos com a ajuda de mais duas bolsistas PIBID que se integraram ao grupo desta sequência: Isabela Hernandes e Naiara Salvatierre, ambas do quarto ano do curso de História. O objetivo era que cada dupla de alunos explicasse aos visitantes da sala sobre um orixá e o santo que sincretiza com o mesmo, bem como a cor referente à divindade, local de culto, oferenda, características, curiosidades, etc. Antes que isso ocorresse, uma aluna ficou responsável de apresentar a Umbanda aos visitantes para que ficasse claro de que o tema da sala temática era esse e que estávamos expondo sobre a Umbanda (pois há uma diversidade enorme de religiões-afro). Ao fundo, para ambientalizar a sala, colocamos o álbum “Os Afro-sambas” de Vinícius de Moraes e Baden Powell (cada faixa é dedicada a uma divindade, como “O Canto de Iemanjá”, “Canto de Ossanha”, etc.).
O nosso trabalho foi primordial para desconstruir a visão que os alunos tinham a respeito das religiões afro, aprender a aceitá-las e respeitá-las. A legitimidade da afirmação se dá pelo fato de a maioria da sala ser evangélica, ou seja, aquele preconceito que visualizamos nas primeiras aulas foi diminuído, pois eles se dispuseram a apresentar aos visitantes a sala temática, independente de sua religião, e mobilizaram conhecimento.
E-mails para contato:
brunabf_@hotmail.com
isabela.hernandes@hotmail.com
jorge_tertuliano@hotmail.com
naiarasalvatierre@hotmail.com

Os pibidianos Bruna, Isabela, Jorge e Naiara, com os alunos do 6º ano C

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