terça-feira, 8 de novembro de 2011

2ª enquete do Baobá do Cerrado: África pobre?

Nossa equipe quer saber de nossos leitores se eles concordam que a África é um continente pobre. E se, concordam, quais seriam os motivos? Poste sua resposta e não deixe de se identificar.
Axé!

Lourival

10 comentários:

  1. Sabemos que o continente africano é vasto em questão de território, também podemos dizer em relação de cultura e conhecimento. Não é porque uma região é pobre que podemos classificar um continente inteiro como tal. Com certeza deve existir muita riqueza na Africa, porém o que mais chama atenção aos olhos do mundo são as imagens de pobreza, guerras, fome e miséria.

    Renato Picarelli

    ResponderExcluir
  2. A visão da àfrica pobre é a visão que se passa para o mundo. A àfrica não é somente pobre, ela , tem partes que são ricas, porém pouco mostrada , fazendo com que os olhos da massa se voltem para idéia de ser um continente miserável.

    Maísa Sobrinho primeiro ano de história

    ResponderExcluir
  3. Creio que em se analisar somente os aspectos econômicos do continente, a proporção de pobres na África se mostra assustadora. Em especial a África Subsaariana, assolada por epidemias, crises políticas internas dos países que tomam parte dessa região e por certas vezes, guerras civis de cunho racial/tribal, que arrasam e devastam esses países.

    Luiz Antonio dos Santos - 2ºSemestre História

    ResponderExcluir
  4. Na minha concepção, a visão de que o continente africano é paupérrimo é um, de certa forma, esteriótipo formulado com base em análises sócio-econômicas e políticas contemporâneas das nações que compõem este continente. Mas a ressalvas no que concerne determinados países africanos como a África do Sul. Os fatores, creio eu, que acarretaram a "pobreza africana" estão ligados ao próprio processo de descolonização e constituição dos Estados Nacionais africanos

    ResponderExcluir
  5. Hoje com algum conhecimento sobre a história da África adquirido, vejo que o continente africano e constituído por varias áfricas.Dentre elas aquela que nos é passada pela mídia,como cheia de conflitos e guerras geradores de pobreza,mas existe também uma África rica e em progresso econômico.

    Wagner Lúcio Soares- 2° Semestre de História

    ResponderExcluir
  6. Acho que dizer que a África é um continente pobre é um erro pois estaríamos generalizando um continente inteiro. Há regiões no continente africano que são pobres? sim, porém isso não é o continente todo, pois há muita riqueza em outras regiões da África. Por isso discordo que a África seja pobre, pois não há um só pais na África existem vários e cada um deve ser tratado com suas especificidades.

    Jefferson Rodrigo Fernandes Pereira
    Aluno do 2º semestre do curso de História na UFMS/CPTL.

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente,sabemos mesmo o que é África?Passamos um semestre completo estudando INTRODUÇÃO a História da África...apenas uma introdução...o que vimos e acreditamos saber sobre lá na maioria das vezes não passa de um esteriótipo construído.
    Segundo porque dizer que a África é pobre?
    Se olharmos com que visão? econômica?..nem assim acredito...tudo no continente africano é maior do que imaginamos.
    Se falarmos abrirmos nossos olhos para outros lados também,como cultura,natureza,diversidade...poderemos dizer que a África é extremamente rica.

    ResponderExcluir
  8. Rafael Rezende

    Não seria justo julgar a África como um continente pobre, principalmente pela suas dificuldades econômicas. Infelizmente o que muitas vezes nos mostram deste maravilhoso continente é apenas a miséria, a fome e conflitos internos. Muito pelo contrário do que julgam, a África possui uma imensa riqueza e diversidade cultural em seus povos.

    2ª Semestre de História - UFMS - CPTL.

    ResponderExcluir
  9. A questão do continente africano ser considerado como um continente paupérrimo, é, de certa forma um esteriótipo formulado através da analise dos dados socioeconômicos dos países do continente. Creio eu que tal situação de pobreza na África é um aspecto inextricavelmente ligado ao processo de descolonização do continente e a constituição dos Estados nacionais africanos.

    Rogério H. C. de Paula - 2º semestre História.

    ResponderExcluir
  10. Andressa Rodrigues Gonçalves 2º semestre de História UFMS5 de dezembro de 2011 às 19:08

    Considerar que a África é um continente pobre não é justo pois suas riquezas é encontrada em sua cultura e sua diversidades de povos as vezes, até pensamos porque a midia passa essa visão de pobreza,misseria e fome pode ter algumas regiões mais, o continente em si considero que não.

    ResponderExcluir

Inserção na Prática da Escola Quilombola Antônio Delfino Pereira: Primeiros Passos

Alunos e alunas do 1º Ano "A" e "B" assistindo o filme do "Kiriku e a Feiticeira". Em resposta as ações...