sexta-feira, 18 de maio de 2012

Nossos primeiros passos


Olá pessoal, no dia 26 de abril de 2012, iniciamos nosso trabalho com História das religiões afro-brasileiras na Escola Estadual João Dantas Filgueiras. Após os dias de preparo e observação, nossa primeira ação foi entrevistar os alunos a respeito do tema, indagando-os sobre o que pensavam e ouviam sobre religiões afro-brasileiras. Algumas fotos desse momento estão logo a baixo:

 Entrada da escola

Rejane entrevistando aluno

Daniel e Rodrigo entrevistando aluna

Algo interessante é que colocamos os alunos para entrevistarem uns aos outros. Com essa ação, eles passaram a falar o que pensavam sem se preocupar com quem estava ouvindo. Deixam de lado o medo e falar algo errado, e começaram a expor suas dúvidas e pensamentos.

 Aluna Lais do 2° A entrevistando aluno

Aluno Ezequias do 2° A entrevistando aluna. 

Os demais alunos da escola se interessaram com as filmagens, vários ficaram olhando e querendo ser entrevistados. Fazer isso além de nos aproximar dos alunos, nos ensinou muito.
Aguarde novas notícias!

Bruna Barros Fernandes

2 comentários:

  1. O momento das entrevistas foi algo muito significativo para mim enquanto futura professora. Ao escutar o que os alunos já sabiam sobre o tema Religiões Afro-brasileira,( com equívocos ou não, nesse momento não importava) me levantou varias possibilidades a respeito de como ensinar quando entrar na sala de aula quando for trabalhar o tema no próximo semestre. Os resultados das entrevistas foram ótimos e ao contrario do que muitos professores pensam, alunos tem muito a que ensinar aos professores com suas duvidas e certezas. Não cabe ao professor, ao discutir algo tão polemico como religião, dizer se é certo ou errado. Compete ao professor desnaturalizar preconceitos, sobretudo a respeito das religiões Afro-brasileiras que assim como seus praticantes passaram por um longo processo de marginalização por sua origem. Se certa ou errada essa não é a questão, devemos compreende-la como parte de um processo que deve ser entendido dento do movimento da História.
    Rejane Trindade Rodrigues. Acadêmica do 7º semestre e estagiaria na Escola Estadual João Dantas

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  2. é isso ai galera... tava em cólicas pra saber notícias do projeto... que bom que ele continua em vigor! Abç!

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