quinta-feira, 21 de junho de 2012

O 5º A começa a jogar Mancala


       Hoje Ana Paula, Maria Caroline e eu fomos ao nosso terceiro encontro com o 5°ano A.
     Conforme programado, hoje as crianças começaram a jogar mancala. Iniciamos a atividade explicando aos alunos a regras do jogo e os dividimos em equipes para começarem a brincadeira, apesar do dia bastante chuvoso muitos deles compareceram a aula.Trabalhamos com a mancala on line e com o data show, os alunos adoraram a atividade quase todos participaram, exceto três alunos que não se juntaram a roda e ficaram desenhando na lousa. Uma coisa que nos surpreendeu muito foi a facilidade com que eles aprenderam a jogar, fiquei pasma, pois durante a apresentação das regras muitos deles já tinham noção de como o jogo funcionava, coisa que eu demorei dias para aprender em uma aula eles já aprenderam.
     Durante o decorrer do jogo, como os alunos estavam divididos entre meninas e meninos que foi proposto pela professora Maura e como eles estavam muito alvoroçados tentávamos controlá-los para que todos pudessem participar. Isso acirrou a competição entre meninos e meninas e é algo que precisamos pensar.
     Como já disse, eles estão adorando as aulas e dissemos a eles que no nosso próximo encontro eles irão jogar mancala em dupla, percebi que as crianças gostam bastante de disputa e muitos nos pediram o endereço do site para treinarem em casa e assim na próxima aula ganharem de seus colegas.






Caso também queiram testar suas habilidades matemáticas e estratégicas, segue o link do jogo usado em sala de aula : http://www.aflcio.org/Mancala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inserção na Prática da Escola Quilombola Antônio Delfino Pereira: Primeiros Passos

Alunos e alunas do 1º Ano "A" e "B" assistindo o filme do "Kiriku e a Feiticeira". Em resposta as ações...