quinta-feira, 27 de junho de 2013

Síndrome do 3º Ano

Relato de Aula 20/06/2013 - Turma 3º Ano EM

Durante a aula no terceiro ano do ensino médio, no dia 20, presenciei uma situação curiosa. A uma professora da escola, João Dantas Filgueiras - JODAFI, veio verificar se a turma entregou à seus pais uma notificação da escola. Ao perceber que a maioria dos alunos não havia entregado tal notificação, ela se decepcionou e alega que a turma está muito relaxada, que lhes faltava responsabilidades e disse por fim que isso era a Síndrome do 3º ano.
Parando para refletir sobre esta situação tenho certeza que a escola desconhece que os motivos para o terceiro ano ser assim, porém, suponho no mínimo que a escola também têm lá sua parcela de responsabilidade. Entendendo que numa relação entre professor e aluno e aluno e escola, há sem dúvidas uma troca de experiências é compreensível pensar que a falta de empenho de um terceiro ano também seja responsabilidade da escola. Afinal são anos de críticas e tentativas de tornar o aluno “disciplinado”, ou seja, sentado sem conversar com os colegas prestando apenas atenção na aula do professor. Não é de se espantar que o aluno perca a vontade de falar e de participar das aulas.
O rótulo para um problema da escola já foi achado, devemos agora pensar em estratégias por nossa parte, como educadores, para resolvê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inserção na Prática da Escola Quilombola Antônio Delfino Pereira: Primeiros Passos

Alunos e alunas do 1º Ano "A" e "B" assistindo o filme do "Kiriku e a Feiticeira". Em resposta as ações...