quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Semana da Consciência Negra – Orgulho de ser Negro: A ressignificação da identidade Negra

   

O mês de novembro se aproxima dando inicio as atividades do grupo PIBID/História em relação às comemorações da Semana da Consciência Negra, em parceria não só com as atividades desenvolvidas pela escola João Dantas Filgueiras como também contaremos este ano com a colaboração de Professores e alunos do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) para a realização do evento referente à exaltação do orgulho Negro e afirmação da identidade cultural dos povos de raízes africanas e afro-brasileiras. As atividades não estarão restritas apenas ao dia 20 de novembro, a programação foi elaborada com a divisão de atividades que poderão ser acompanhadas desde o dia 03/11 até o dia 21 do mesmo mês.
Este roteiro foi organizado pelos Professores Lourival dos Santos (UFMS), Gilmar Pereira (IFMS) e Guilherme Tommaselli (IFMS), para que houvesse uma abordagem mais ampla sobre os temas e as discussões que se relacionam com a importância de relembrar historicamente o papel do negro nas sociedades que foram abarcadas pela diáspora Negra.
As sessões do Cine Africa Brasil irão iniciar as atividade do dia 03/11 com a exibição de produções como  “Do the Right Thing” (Faça a Coisa Certa, no Brasil) de 1989 e Malcon X (1992), ambos filmes americanos dirigidos e co-produzidos pelo cineasta Spikee Lee, as películas abordam as discussões dos conflitos inter-raciais e o ativismo negro como a formação do Partido dos Panteras Negras na década de 1960 em Oakland na Califórnia (EUA) que buscava, entre varias outras reivindicações, a proteção dos guetos negros contra a brutalidade e represálias permitidas pelo estado através das ações da policia. Além desses primeiros haverá exibições de outros filmes como “Mandela, Luta pela Liberdade” (2007) dirigida por Billy August sobre a vida de um homem racista que ao acompanhar vinte anos da prisão de um negro passa a criar um forte laço de amizade e começa a compartilhar dos mesmos ideais propagados pelo prisioneiro que não era ninguém menos que o próprio Nelson Mandela, já em  “Duelo de Titãs” (2002) direção Boaz Yakin o filme segue as temáticas anteriores ao retratar conflitos inter-raciais entre brancos e negros no estado da Virginia nos Estados Unidos, entre as produções nacionais estão “Domesticas” (2000) filme de viés cômico dirigido por Nando Olival e Fernandes Meirelles que aborda o cotidiano das mulheres cuja profissão é homônima ao titulo da produção e “Cafundó” (2005), com direção de Clóvis Bueno, que se relaciona com questões ligadas à religiosidade, a historia foi inspirada em um personagem real saído das senzalas do século XIX, João de Camargo um ex-escravo considerado “milagreiro” da cidade de Sorocaba e que acaba fundando uma igreja. 
          O local das sessões do cine África Brasil acontecerá no auditório do IFMS, nos dias 03, 04 e 05 na primeira semana e nos dia 10, 11 e 12 da segunda semana de Novembro, no horário entre 18hs50mim  ás 21hs00mim.
Nos dia 06/11 e 13/11 ás sextas feiras da primeira e segunda semanas, haverá também as oficinas de Mancala (etinomatematica) das 8hs00min até as 11hs00min da manhã e Máscaras Africanas das 13hs00min ate as 16hs00min da tarde, o local de ambas as oficinas será no IFMS. 
      As oficinas são resultado das sequências didáticas dos projetos desenvolvidos pelo PIBID/História/CPTL na escola João Dantas Filgueiras pelos discentes que fazem parte do programa institucional de bolsas de iniciação a docência coordenada pelo Prof. Dr. Lourival dos Santos e supervisionado na escola pelos professores de História Rosemari e Wellington.
Na semana seguinte a programação segue a partir do dia 17/11 no anfiteatro da UFMS, das 19hs00min ás 22hs00min, com abertura cultural: Musica Trio MVM (Blues) e logo após a mesa redonda com a discussão da pauta: A Identidade Negra na Perspectiva Criminal.
No dia 18/11 no auditório do IFMS, a programação se estenderá durante os períodos matutinos das 09hs45min ás 11hs50min, com diversas apresentações culturais entre dança, poesias, teatro, salas temáticas e contação de histórias e o período vespertino que será das 13hs00min ás 15hs00min com o Minicurso: Oficinas de Bonecas Abayomi.
No período noturno do mesmo dia 18/11, das 19hs00min ás 22hs00min, a mesa que discutirá: As Cotas nas Universidades: Uma Perspectiva para a Afirmação da Identidade do Negro, será no anfiteatro da Matemática no Campus II da UFMS.
No dia 19/11, no auditório do IFMS, haverá o Concurso: Identidade Afro Brasileira e Penteado Afro com alunos do ensino médio de Três Lagoas, somente no período noturno no horário das  19hs00min ás 22hs00min.
No dia 20/11, a programação dos períodos matutino e vespertino ocorrerá no auditório do IFMS, pela manhã no horário das 8hs00min ás 11hs50min, com Apresentação Cultural de Capoeira e a Mesa que discutirá: O Negro e os Esportes: A Afirmação do Orgulho de ser Negro. Durante a tarde as atividades serão divididas entre o inicio das 13hs00min  ás 15hs00min  com Apresentação Cultural de Dança do grupo Simbiose e Roda de conversa com o tema: A Identidade Negra em Timor Leste, e depois a partir das 15hs15min até as 18hs00min, com a Apresentação da Escola de Samba e a Mesa com o tema: O Negro e a Musica.
  No período noturno do mesmo dia 20/11, no Anfiteatro da Matemática do Campus II da UFMS, a partir das 19hs00min até as 22hs00min, haverá Apresentação Cultural de Blues e a Mesa com o tema: Do 13 de Maio ao 20 de Novembro: Histórias e Memórias do Negro no Brasil.
 Encerrando as comemorações no dia 21/11, último dia da programação haverá pela manhã a mostra da Semana da Consciência Negra da Escola João Dantas Filgueiras. Quem puder comparecer e acompanhar a programação deixamos aqui nosso convite a todos e todas para participar de mais um importante passo na valorização de nossas raízes africanas e afro brasileiras.

                                     
                                Por Iara da Silva Souza

Um comentário:

  1. Semana cheia, iremos prestigiar as comemorações programadas para esta importante data.

    ResponderExcluir

Inserção na Prática da Escola Quilombola Antônio Delfino Pereira: Primeiros Passos

Alunos e alunas do 1º Ano "A" e "B" assistindo o filme do "Kiriku e a Feiticeira". Em resposta as ações...