quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Oficina de Máscaras Africanas no mês da Consciência Negra IFMS/UFMS

      

     Na segunda-feira dia 17/11, foi à vez das alunas do curso de História/UFMS, Rafaely Z. (bolsista PIBID) e Mariely Z. (bolsista PET), realizarem a oficina sobre o projeto das Máscaras Africanas no IFMS. Aqui mesmo no blog você já deve ter acompanhado em postagens mais recentes o desempenho em sala de aula da sequencia didática das Máscaras enquanto fontes históricas para a compreensão dos contextos e expressões culturais nas sociedades africanas.

   O tema da sequencia atraiu a curiosidade dos professores do IFMS, Gilmar Pereira e Guilherme Tommaseli dois dos responsáveis pela organização do mês da consciência negra, desse interesse surgiu o convite para a oficina que assim como a de Mancala foi muito bem recebida pelos professores e alunos que participaram da apresentação.

    As alunas explicaram a importância e a simbologia que envolve a produção das mascaras nas sociedades africanas, além de terem demostrado na pratica como os alunos produziram, durante a sequência didática, as máscaras inspiradas nos modelos tradicionais. Nas imagens abaixo é possivél ver a interação dos alunos com os materiais utilizados para a produção dos modelos de máscaras!!!

  Os alunos durante a explicação da Oficina


Os alunos aprendendo a confeccionar os modelos inspirados nas máscaras africanas


E para quem deseja saber um pouco mais sobre os significados das máscaras tradicionais, 
acesse o link http://www.geledes.org.br/mascaras-africanas/#axzz3JTpRaFw1 e veja um artigo simples mas que ajuda a elucidar sobre os aspectos básicos que fundamentam a criação e a utilização das máscaras nas etnias Africanas. 

          Fonte: www.geledes.com.br           
      
                           Por Iara da Silva Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inserção na Prática da Escola Quilombola Antônio Delfino Pereira: Primeiros Passos

Alunos e alunas do 1º Ano "A" e "B" assistindo o filme do "Kiriku e a Feiticeira". Em resposta as ações...