sábado, 6 de junho de 2015

Existem quilombos em MS?

O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGB-MS) chegou a fazer uma reunião de diretoria para lançarem uma nota em que diziam que nunca existiram quilombos em MS. Devido ao fato que a escravidão teria sido muito pouco usado por aqui, segundo eles.
Ocorre que eles usaram um conceito "arqueológico" de Quilombo criado no século XVII quando os colonizadores o definiram como "grupo de escravos fugidos com seis ou mais pessoas".
Evidente que o escravo "fugido" não se considerava um criminoso.
A História do Quilombo dos Palmares é a mais famosa por causa da duração centenária da resistência daquela comunidade e dali em diante virou o paradigma de Quilombo, ou seja, todo Quilombo é ou foi como Palmares.
Ocorre que, mesmo após a abolição, grupos de negros adquiriam terras baratas em locais distantes (sim, eles compraram!) e lá formaram o que os antropólogos já chamaram de "comunidades rurais negras".
A constituição de 1988 em suas disposições transitórias determinou que o Estado brasileiro deveria reconhecer e delimitar todas as terras de "remanescentes" quilombolas....
Mas o que são remanescentes quilombolas.....Isto deu muita discussão e  é para um próximo post.
Na sequencia publicarei algumas fotos de uma comunidade que para o IHGB-MS "não existe".

Até a próxima!

Prof. Lourival

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inserção na Prática da Escola Quilombola Antônio Delfino Pereira: Primeiros Passos

Alunos e alunas do 1º Ano "A" e "B" assistindo o filme do "Kiriku e a Feiticeira". Em resposta as ações...