domingo, 23 de agosto de 2015

Primeiro encontro presencial do curso Educação para as Relações Étnico-Raciais 2015: História e Culturas Africanas e afro-brasileiras

Ontem, 22 de agosto de 2015 (sábado) realizamos nosso primeiro encontro presencial no pólo de Campo Grande (MS) na Escola Estadual Maria Constança de nosso curso patrocinado pela SECADI/UAB por meio da EAD da UFMS.
Os presentes foram divididos em três grupos: acadêmicos de várias graduações; professores atuantes no ensino básico (de fundamental I a Médio) e educadores em espaços não formais.
Usamos a estratégia de nos colocarmos como mediadores de uma prática em sala de aula que incentive o aprendizado através da pergunta, problematizando nosso objeto de estudo: O Negro brasileiro no pós-abolição com abordagem que evitasse um ensino transmissivo,que privilegia a memorização de fatos, datas e conceitos.
Com isso,





























pretendemos que nossos acadêmicos planejam planos de aulas e atividades de intervenção em suas comunidades que façam dos conteúdos acerca da história e cultura de africanos e afro-brasileiros, mais do que apenas mais um conteúdo exótico. Queremos que o aprendizado se transforme em ferramenta de transformação e de superação das desigualdades raciais em todos os níveis, em particular na escola.
Destacamos a presença de técnicos da Secretaria de Estado da Educação do Mato Grosso do Sul (SED-MS), ativistas do movimento negro, acadêmicos e professores do ensino básico que interagiram com nossos tutores e a equipe do curso com o objetivo de pensarmos juntos as intervenções nas escolas e em outros espaços de formação.
Nosso próximo encontro presencial será dia 19 de setembro das 8 as 17 horas na escola estadual Hércules Maymonedes, entre a Avenida Joaquim Murtinho e Eduardo Zahran, ainda na capital de MS.
A troca de saberes e práticas enriqueceu-nos a tod@s e esperamos ampliar esse tipo de ação para tirar as leis 10.639/2003 e 11.645/2008 dos gabinetes.
Axé à todos os que participaram e que nos acompanham!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inserção na Prática da Escola Quilombola Antônio Delfino Pereira: Primeiros Passos

Alunos e alunas do 1º Ano "A" e "B" assistindo o filme do "Kiriku e a Feiticeira". Em resposta as ações...