segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Mais sobre o NEABI UFMS. Será nesta quinta dia 19. Esperamos vocês.



É com satisfação que convidamos vossa senhoria para a mesa de abertura da primeira atividade acadêmica pública do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (NEABI-UFMS) que ocorrerá no dia 19 de novembro de 2015, no auditório do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) do Câmpus de Campo Grande, a partir das 18 horas com atividades culturais, seguida de palestra com professor convidado (a programação completa está abaixo). Teremos também atividades abertas ao público durante o dia 20 de novembro, dia nacional da consciência negra e para as mesmas, está também convidado(a).
O NEABI-UFMS constituir-se-á por pesquisadores da nossa universidade, desde alunos de graduação aos de pós, por professores e ativistas que se proponham a estudar problemas relativos aos negros e indígenas na sociedade brasileira em geral, e na sul-mato-grossense, em particular. A história da África e sua cultura também serão alvos de nossas preocupações.
Pretendemos aglutinar as forças sociais que atuam em prol da promoção da igualdade racial e étnica e difundir o respeito às diferenças, sejam elas físicas, culturais, de gênero e combater toda a forma de intolerância dentro e fora da universidade.
Para isso, pretendemos dialogar com os movimentos sociais, com os poderes públicos para que nossos estudos e pesquisas sejam instrumentos de transformação e melhoria das condições de vida dos grupos que pesquisamos, para quem sejam muito mais que objetos de estudo, mas colaboradores na construção de conhecimento.
A exemplo do que já ocorre em outras universidades brasileiras que já tem seus NEAB(I)s queremos estimular a criação de grupos de estudos, oferecer cursos de extensão e dar visibilidade à pesquisas que já realizamos sobre negros e indígenas.
Já era hora de nossa universidade dar esse primeiro passo, contamos com vossa presença para que nos empurrem para darmos mais passos, cada vez maiores e rápidos em direção aos desfavorecido da sociedade brasileira.
Axé!
Prof. Dr. Lourival dos Santos e Prof. Dr. Antônio Hilário Urquiza
(Coordenadores  do NEABI-UFMS)



Programação do Seminário de Instalação: ‘Iniciação’ do NEABI:
Local: Auditório do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), Câmpus Campo Grande da UFMS
Dia 19 de novembro (a partir das 18 horas):
Banquete do Orixás:  barraca de acarajé e outras iguarias da culinária afro-brasileira
Apresentação de tambores: Comunidade Negra São João Batista
Mesa de Instalação do NEABI da UFMS
Palestra: Profa. Dra. Giovana Xavier (UFRJ): Professoras Negras na Primeira Pessoa: Ensino de História do Pós Abolição e Pesquisa Ativista”.
Dia 20 de novembro
09h-12hs: Mesa Redonda: “Ensino de História e Culturas africanas e afro-brasileiras na Educação Básico: exposição de experiências de licenciandos e professores de Campo Grande e MS”.
Comentadoras: Profa. Dra. Jacira Helena do Vale Pereira Assis (UFMS), Profa. Dra. Eugênia Portela de Siqueira Marques (UFGD), Profa. Dra. Maria de Lourdes Silva (UEMS)
Coordenação: Profa. Dra. Maria Lima (UFMS)
14-16s: Entrevista Pública: Chamyr A Jean (Haiti) e Prof. Me. Paulo Baltazar (Povo Terena). Entrevistados por Prof. Dr. Lourival dos Santos (NEABI-UFMS)
16-18hs: Palestra: Prof. Dr. Álvaro Pereira do Nascimento (UFRRJ): “O Jongo, as Terras, as Vidas de Jovens Negros: Possibilidades de Ativismo Cultural e Acadêmico”.

INSCRIÇÕES: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inserção na Prática da Escola Quilombola Antônio Delfino Pereira: Primeiros Passos

Alunos e alunas do 1º Ano "A" e "B" assistindo o filme do "Kiriku e a Feiticeira". Em resposta as ações...