quarta-feira, 22 de junho de 2011

O Blog

Este blog tem a intenção de relatar o trabalho de Educação etnicorracial que, estudantes do curso de História da UFMS de Três Lagoas, estamos desenvolvendo na Escola Estadual João Dantas Filgueiras,em Três Lagoas (MS).
A proposta consiste em unir o estágio obrigatório para a conclusão do curso de Licenciatura em História, com um projeto de extensão de pesquisa. Resultou que o Estágio se transformou em “estágio temático” quanto às questões etnicorraciais
A ideia foi muito bem recebida por professores e direção da escola. A união entre a escola e universidade, acabou indo além do estágio, o projeto de extensão intitulado: “História Oral de crianças e adolescentes negro(a)s: Subsídios para uma educação etnicorracial”, tem por objetivo fazer a História Oral de vida das crianças e adolescentes que estudam na escola e a partir delas identificar o processo de formação identitária dos jovens negros da cidade de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, estado que valoriza a identidade mestiça de seus habitantes sob o adjetivo de “cidade morena” de sua capital.
Queremos também que seja espaço de troca de experiências entre a comunidade escolar do João Dantas, acadêmicos do nosso curso de História e outros internautas interessados na promoção da igualdade racial em nosso país.
Publicaremos dicas de leituras, vídeos e outros sítios na internet que nos ajudem a conhecer melhor a cultura e história africana e afrobrasileira. Trataremos também de cursos e experiências bem sucedidas na área.

2 comentários:

  1. Rita de Cássia Guedes8 de julho de 2011 14:39

    Amei a idéia de poder participar do curso que faz parte do projeto desses estudantes maravilhosos. Sempre que posso trabalho com meus alunos no combate ao racismo. Quero sugerir um filme, excelente, que passei pros meus alunos e que foi base pra diversas atividades e ações: "O xadrez das cores ", ficção, de Marco Schiavon- produzido em 2004. Não tenho palavras pra falar sobre ele;é só assistindo pra ver quantas coisas podemos abordar. Voce o encontra no site "porta-curtas petrobrás. Tem duração de 22 minutos. Aproveitem. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rita de Cássia,

    Obrigada pela indicação, colocaremos no blog. Caso a senhora saiba de mais, por favor nos avise...
    Seu comentário é um estímulo para que nós continuemos nesse projeto.

    Abraços!

    Larissa

    ResponderExcluir

Inserção na Prática da Escola Quilombola Antônio Delfino Pereira: Primeiros Passos

Alunos e alunas do 1º Ano "A" e "B" assistindo o filme do "Kiriku e a Feiticeira". Em resposta as ações...