quinta-feira, 7 de julho de 2011

O início do projeto


O Projeto “História Oral de crianças e adolescentes negro(a)s: Subsídios para uma educação etnicorracial” foi iniciado na Escola Estadual João Dantas Filgueiras, em abril deste ano e já trouxe resultados significativos.
A parceria entre escola e universidade está presente desde o início, tanto que a primeira atividade para o desenvolvimento do projeto partiu do corpo docente, que escolheram duas turmas (Uma do Ensino Médio e outra do Ensino Fundamental) para que a equipe da universidade pudesse começar as atividades referentes ao projeto de extensão.
Aplicação da atividade Diagnóstica
Foram escolhidas pelos professores um 1º ano do Ensino Médio e um 7º ano do Ensino Fundamental. O primeiro contato entre alunos dessas salas e estagiários ocorreu por intermédio da aplicação de uma Atividade Diagnóstica, que tinha o objetivo de saber o que alunos consideravam a respeito de manifestações racistas e se eles a percepção de as identificar em textos presentes no cotidiano como música, literatura e jornalísticos.
Orientando alunos nas atividades
Com os dados da Atividade Diagnóstica em mãos, a equipe da universidade volta á escola para uma Atividade de Sensibilização, que consiste na exibição do documentário “Preto contra branco” de Wagner Morales, em que os alunos anotam suas percepções no comportamento dos participantes do documentário.
Exibição do filme "Preto contra Branco"
E ao fim, é passado para os alunos da escola um questionário de declaração de cor. Primeiramente nas salas que sofreram a intervenção da equipe e também nas outras salas em que não houve qualquer discussão sobre o assunto.
Equipe organizando as atividades
As atividades realizadas foram planejadas, organizadas e discutidas entre os alunos do curso de licenciatura em História da UFMS de Três Lagoas Lucélia e Marciana do 5º Semestre e Adonis, Josiane, Larissa e Paulo do 7º Semestre, com a orientação do Professor Lourival dos Santos.

Equipe de estagiários envolvidos no projeto

2 comentários:

  1. Larissa,parabéns pelo relato. Ficou bom. Estamos apenas começando. Oxalá mais pessoas acessem e possam partilhar nossas experiências.
    Abraços.

    Lourival

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lourival,
    Temos mais comentários, o que dá fôlego para continuar...
    Abraços!

    Larissa

    ResponderExcluir

Inserção na Prática da Escola Quilombola Antônio Delfino Pereira: Primeiros Passos

Alunos e alunas do 1º Ano "A" e "B" assistindo o filme do "Kiriku e a Feiticeira". Em resposta as ações...