Como orientador do estágio estive ontem e hoje assistindo aulas dos nossos futuros professores. Estou orgulhoso! Afinal, eles devem estar se sentindo mesmo "regentes" do(a)s aluno(a)s que tocam afinado(a)s com as sequencias didáticas sobre abolicionismo, neocolonialismo, religiões afro brasileiras, soul music, movimento negro e ditadura militar, reinos da Núbia e de Kush.
A África e a diáspora africana estão no currículo da escola.
Os alunos e alunas do João Dantas sentam-se em círculos, numa grande roda, ou em pequenos grupos para trabalharem coletivamente. Aposta no diálogo como única forma de educação, como nos ensina Paulo Freire.
As crianças e adolescentes são solicitados, praticamente todos os dias, a lerem fragmentos de textos previamente selecionados e a produzirem sínteses sobre o que está sendo estudado. Ainda: levam tarefas para casa para aprofundarem em temas discutidos em sala de aula.
Sendo regentes, os quatro maestros tentam colocar seus músicos em afinação. As vezes os regentes se distraem e a banda desafina, às vezes o problema é com um ou outro músico. Apesar disso, estejam certos que ainda sairemos muito "pra ver a banda tocar".
Aproveito para agradecer a atenção dos professores supervisores: Rose e Paulo, o diretor Sérgio e a coordenadora Luciana, Eva da sala de leitura e ainda os outros professores que estão apoiando nosso projeto, em particular: José Augusto 'Barata', Ilma e Rosana.
Lourival dos Santos (professor orientador de estágio _ História UFMS)
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