quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Relato 2ª aula no 3ºA (Larissa e Adonis)

No dia 15 de Agosto de 2011 iniciamos a segunda aula da sequência didática no 3º ano, onde inicialmente entregamos para eles um trecho da obra “Casa Grande & Senzala” de Gilberto Freyre juntamente com um pequeno trecho de um discurso de Martin Luther King, feita em uma passeata a favor dos direitos civis nos Estados Unidos em 23 de agosto de 1963. Lemos juntos os dois textos e começamos a discuti-los, nesse dia a participação da sala foi excelente, pois quase toda a sala participou do debate e expuseram suas idéias.
Foi muito interessante a aula, vimos que a sala demonstrou um certo domínio sobre o assunto, e também um interesse considerável pela temática, levando em consideração suas experiências pessoais com relação a influência da cultura africana na Brasil.Quando entramos na sala para iniciarmos nosso trabalho no dia 10 de Agosto, encontramos uma sala quieta que quase não falava, por serem uma sala de terceiro ano, acreditávamos que as discussões iriam ser colocadas por uma boa parte dos alunos, mas nessa segunda aula ficamos muito felizes pelo desenvolvimento das discussões e pela participação dos alunos.
Houve também a participação da professora Rose em alguns momentos, complementando a nossa fala, contribuindo assim para o desenvolvimento da nossa seqüência didática. Na aula anterior do dia 10, tínhamos pedido um trabalho para que os alunos entregassem nessa aula, se tratava de uma pesquisa feita em grupo, no qual eles iriam apontar sobre o que é democracia racial, apenas 1 grupo entregou e um outro grupo ficou de mandar no e-mail do curso, pois a sala de informática estava fechada, e não teriam como imprimi-lo.
A sala foi colocada no sistema em “U”, e isso ajudou muito na hora da discussão, pois além de haver uma participação boa da sala nas discussões, aproximou o professor/aluno, criando assim um pouco mais de comunicação entre ambas a s partes.
Enfim, estamos muito contentes com o resultado das aulas e esperamos estar melhorando cada vez mais para juntos alcançarmos o objetivo da nossa sequência didática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inserção na Prática da Escola Quilombola Antônio Delfino Pereira: Primeiros Passos

Alunos e alunas do 1º Ano "A" e "B" assistindo o filme do "Kiriku e a Feiticeira". Em resposta as ações...