No dia 22 de agosto de 2011, foi dada a 3ª aula da seqüência didática no 3º A. Para essa aula foram utilizadas como recurso um pequeno trecho do livros “História do Negro no Brasil” de Wlamyra Albuquerque e Walter Fraga Filho, que retrata a importância da soul music para o movimento negro como forma de manifestação por intermédio do estilo visual (roupas, cabelos e acessórios).
Para melhor percepção dos alunos sobre esse assunto, levamos para eles dois vídeos retirados do youtube um de James Brown e outro de Tim Maia. Para que os alunos percebam as características do estilo Black Power e a influência do movimento negro estadunidense no brasileiro.
Após esse momento, pedimos para que os alunos em duplas relacionassem o mito da democracia racial, debatido na aula anterior, com o contexto da ditadura militar (1964 – 1985) e que argumentassem os motivos que a manifestação pela soul music era importante nesse período.
Os alunos tiveram dificuldades em realizar essa atividade, até mesmo porque a maioria da turma não haviam feito a atividade extra-sala sobre mito da democracia racial pedida na primeira aula. Entretanto com a nossa intervenção os alunos realizaram as atividades sem grandes problemas.
Nessa aula, pedimos para que os alunos produzissem um clipe com ritmos da black music brasileira para que fossem apresentadas na Semana da Consciência Negra na escola. A turma a priori, não receberam a proposta com entusiasmo, mas conforme fomos explicando as finalidades e como seria o processo de confecção do produto, houve uma melhor aceitação. O clipe deverá ser entregue em novembro.
Nessa aula, pedimos para que os alunos produzissem um clipe com ritmos da black music brasileira para que fossem apresentadas na Semana da Consciência Negra na escola. A turma a priori, não receberam a proposta com entusiasmo, mas conforme fomos explicando as finalidades e como seria o processo de confecção do produto, houve uma melhor aceitação. O clipe deverá ser entregue em novembro.
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