No dia 25 de agosto de 2011, prosseguimos com a 5ª aula no 3ºA. Com as atividades da aula anterior corrigidas, notamos que os alunos de modo geral compreenderam o conteúdo sim, entretanto ele as narram de maneira pronta em acabada, não conseguem diagnosticar a importância dos movimentos negros sociais nos Estados Unidos, como influenciam a participação do movimento negro no processo de resistência à Ditadura Militar (1964 – 1985) e nem como os sujeitos históricos são importante para o desenrolar de todo esse movimento. Além de apresentarem grande dificuldade em relacionarem as fontes em si. Essas observações nos fizeram compreender que a turma estava atingindo apenas um critério de avaliação dos estipulados nos planos de aula.
Desta forma, a melhor solução encontrada por nós, foi levar o problema para a turma, que juntamente conosco, decidimos que iríamos dar uma aula a mais do que o programado pelo plano de aula, explicaríamos critério por critério, além de ensinar conteúdos procedimentais que não estavam previstos, como sistematização do conteúdo no caderno. Para que assim eles refizessem as atividades.
A sala ficou assustada com os critérios de avaliação, que foram entregues para eles na primeira aula, argumentando que não sabiam que a nossa avaliação seria dessa forma, pois não sabiam que deveriam ter essas habilidade em História.
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