quarta-feira, 3 de julho de 2013

Licenciatura em Ação.

Na escola João Dantas, da rede de ensino público de Três Lagoas foi dado início em no mês de maio uma Sequência Didática para o 7º ano D. Esta sequência se constitui por atividades aplicadas em etapas, ocupando algumas semanas do calendário escolar, almejando resultados sócio construtivistas embasados nos teóricos da educação estudados no Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do curso de História.
As atividades se embasaram em mapas histórico de diferentes períodos, sendo uma boa ferramenta de ilustração para os alunos entrarem em contato com o conhecimento.

Fig. 1: Sebastian Munster, 1553.
Fig. 02: Stuart McArthur, 1979.

Fig. 03: NASA, 1990.

 Estas atividades trabalhadas possibilitaram a criação de um texto final individual, onde o professor tem o papel profissional de realizar a mediação entre as ideias dos alunos e os conhecimentos trabalhos em sala:

Fig. 04: Texto Final das Grandes Navegações, 2013.


Interpretando esta Produção Final do aluno Lucas, podemos ver nitidamente a letra do professor (em fôrma) interagindo com a escrita do aluno. O educador precisa trabalhar como norteador das ideias que nas crianças e adolescente ainda não estão em consonância, se fazendo necessário uma ação para coordená-las.
Devido à necessidade de conter uma avaliação dos planos de ensino da escola, o Pibid precisou avaliar os desempenhos desses alunos. Não foi optado o uso de formas tradicionais para uma “média final”. Combatemos transformar o aprendizado em simples equação de “somar e dividir”. Foram aplicados uma Ficha de Avaliação, traçando objetivos a serem alcançados e avaliando este alcance.

Fig. 05: Avaliando os alunos, mensurando objetivos, 2013.

Houve sim reprovações usando este método de avaliação, mas estas fichas possibilitaram uma visão da sala, uma mensuração intangível do conhecimento/aprendizado.
As atividades do Pibid do curso de Licenciatura em História está galgando seu caminho em meio a outras licenciaturas, contando com o apoio de outros cursos, na foto abaixo, o acadêmico Guilherme Moralles, no 1º semestre de Letras ajudando na aplicação didática Grandes Navegações.

Fig. 06: Calouro do curso de Letras já em contato com sala de aula, apoiando a Sequência Grandes Navegações.

Segue abaixo algumas fotos dos alunos trabalhando ao longo dos quase dois meses de aplicação sequencial e na confecção de mapas:




"NÃO SE PODE FALAR DE EDUCAÇÃO SEM AMOR." (PAULO FREIRE)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inserção na Prática da Escola Quilombola Antônio Delfino Pereira: Primeiros Passos

Alunos e alunas do 1º Ano "A" e "B" assistindo o filme do "Kiriku e a Feiticeira". Em resposta as ações...