segunda-feira, 15 de julho de 2013

"XIRÉ" Mancala

Jogando Mancala com o 8º C

Durante o ano de 2012 e 2013 desenvolvemos, na escola João Dantas Filgueiras, uma sequência didática que tinha como instrumento mediador central da aprendizagem um jogo de origem africana chamado Mancala.
A palavra Mancala ou Mankala origina-se do árabe naqaala, que significa “mover”, “transferir”. Com o tempo, esse termo passou a ser usado pelos antropólogos para designar uma série de jogos disputados num tabuleiro com várias concavidades e com o mesmo princípio geral na distribuição das peças.
Jogos de tabuleiros conhecidos como Mancalas, também chamados de jogos de semeaduras ou jogos de contagem e captura. Esses jogos apresentam formas e denominações variadas, de acordo com a região de origem.  Alguns consideram que os jogos da família Mancala são os mais antigos do mundo, talvez na origem da própria civilização egípcia. Alguns alegam que tenha surgido a cerca de 2000 anos antes de Cristo, enquanto outros afirmam que o jogo tem mais de 7000 anos.
A difusão dos Mancala deve ter sido resultado dos movimentos migratórios ocorridos no interior do continente africano e, posteriormente, com a expansão do islamismo, a partir do século VII, houve também sua expansão para o mundo árabe.Representava desde ações religiosas até celestiais. Atraia vida e afastava espíritos. Estava presentes em todo o continente africano sendo chamado também de jogo nacional da África.
Propusemos a partir do jogo desenvolver uma sequência que fosse interdisciplinar. Nesta buscaríamos desenvolver capacidades cognitivas estimuladas pelos ensinos, tanto de História, quanto de Matemática, nos alunos.
Em relação a elaboração da sequência percebemos uma evolução na sistematização dos conteúdos históricos que seriam trabalhados no ano de 2013. Nesta segunda versão conseguimos sistematizar melhor as aulas e os conteúdos conciliando com o tempo que tínhamos.
Após o términos das sequências na escola fazemos uma avaliação dos pontos positivos e negativos, observando os relatos que escrevemos todo fim de aula, sobre o que aconteceu no dia, e os dossiês, pastas que contem todas as atividades desenvolvidas durante a sequência pelos alunos.
A sequência de 2013, esta sendo avaliada, para que seja modificado os pontos em que achamos que por algum motivo não deram certo, não influenciaram positivamente como imaginávamos na aprendizagem dos alunos, foco central da escola.
No ano de 2012 a sequência foi desenvolvida no quinto ano do ensino fundamental e no ano de 2013 trabalhamos com o oitavo ano "C".

Socialização da Atividade diagnóstica



Atividade Diagnóstica realizada no primeiro dia da sequência


 Atividade em grupo



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