sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Tudo pronto!

 No dia 13 de agosto de 2013 vamos iniciar mais uma sequência didática na escola João Dantas Filgueiras.
Como puderam acompanhar no blog, no ano de 2012 tivemos muitos projetos realizados em parceria com escola, dentre eles estava o de religiões afro-brasileiras. 
Nesse projeto, realizamos juntamente com alunos, entrevistas com pais-de-santo e mães-de-santo da cidade de Três Lagoas, com o objetivo de aproximar a escola e a sociedade desses assuntos. Mostramos através das entrevistas o que é a religião, qual seu objetivo, bem como as lutas que os praticantes vivem por conta da discriminação.
Neste ano, vamos aplicar a sequência nos dois 1° anos do ensino médio, o que abrange mais de 50 alunos. Focamos ainda mais nossos estudos. O tema tratado vai ser a História da Umbanda e seu contexto histórico. Por cerca de 14 aulas vamos trabalhar com os alunos questões como: escravidão negra e indígenas, era vargas, entidades da Umbanda e do Candomblé, intolerância religiosas, preconceito racial e muito mais. Pretendemos ensinar aos alunos mais do que conteúdos históricos, buscarmos ensinar a eles valores, principalmente o respeito e a tolerância ao diverso.
Estamos todos muito animados com início da sequência e não vemos a hora de começar.



Logo mais publicaremos os relatos e atividades da sequência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inserção na Prática da Escola Quilombola Antônio Delfino Pereira: Primeiros Passos

Alunos e alunas do 1º Ano "A" e "B" assistindo o filme do "Kiriku e a Feiticeira". Em resposta as ações...