sábado, 26 de outubro de 2013

Boooa Noite :)

Mais uma semana se passou e mais atividades sobre a rainha Nzinga foram realizadas nos 7º anos. Esta semana, o 7º C e o D encerram a leitura do artigo acadêmico Ginga, a rainha quilombola de Matamba e Angola.  Meu objetivo ao levar este texto de apoio aos alunos foi na intenção de desenvolver a pratica da leitura e escrita, para que eles aprendessem a fazer um fichamento no próprio texto.  Levei como auxílios para a leitura dos alunos dicionários, assim eles poderiam pesquisar as palavras desconhecidas.
O 7º ano C assistiu na quinta-feira o documentário, A negação do Brasil de Joel Zito Araújo.  No documentário são tratados as questões raciais nas telenovelas do Brasil, como os atores e atrizes negras sofreram com estereótipos raciais nos papeis reservados a eles, e, sobretudo atores brancos interpretando personagens africanos de destaque, enfatizando o preconceito racial até hoje presentes nos filmes e telenovelas brasileiras. Em cima do documentário passei algumas questões norteadoras.
No 7º D seria feita a mesma atividade, mas devido uma feira que ocorrera na escola na sexta-feira os alunos seriam dispensados mais cedo e por isso não foi possível. Na próxima segunda aplicarei esta atividade. Senti uma dificuldade do 7º C em se concentrar no filme, primeiro que eles haviam acabado de sair da Educação Física eles estavam agitados e segundo que o documentário é narrado e com trechos de novelas bem antigas.
Semana que vem encerro minhas postagens, pois finalizo minha sequencia, mas trago o desfecho de todas as atividades. Trarei minhas considerações finais, sobre o que os alunos aprenderam de novo, não só nos conteúdos, mas também nos valores aprendidos em sala sobre a vida e a história da Rainha Nzinga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inserção na Prática da Escola Quilombola Antônio Delfino Pereira: Primeiros Passos

Alunos e alunas do 1º Ano "A" e "B" assistindo o filme do "Kiriku e a Feiticeira". Em resposta as ações...