quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Pibid de História participa do 5º Encontro da Consciência Negra na escola JODAFI


No dia 20 de novembro a escola estadual João Dantas Filgueiras em parceria com o grupo do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do curso de História da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) realizou o 5º Encontro da Consciência Negra. O evento contou com apresentações elaboradas pela equipe da escola e por alunos do curso de História que desenvolvem projetos com a temática “Afro” no colégio.

PROFESSORES DO JODAFI
A supervisora Pibid e professora da escola João Dantas Filguesiras, Rosemari Fernanda Gomes Silva trabalhou com seus alunos para que eles declamassem a poesia Navio Negreiro. Para isso foi utilizada a musica Navio Negreiro cantada nas vozes de Caetano Veloso e Maria Bethânia.

A professora ainda explicou que o evento é resultado de um trabalho que se estendeu pelo ano todo. “É um dos principais eventos da escola. Nele reforçar a temática trabalhada em sala de aula durante o ano letivo. Uma luta contra o preconceito”, frisou.

No evento o professor de História Wellington Douglas de Oliveira apresentou um trabalho relacionado aos quilombos, senzala e casa grande. O trabalho foi exposto em uma sala temática.

Já a professora de literatura, Rosana Soares de Oliveira, que é supervisora do Pibid Letras auxiliou na organização do evento e também trabalhou com os alunos na reescrita da poesia Navio Negreiro de Castro Alves.

Para Rosana, esse evento é importante para despertar s alunos. "Hoje nós continuamos como escravo. Baixos salários, saúde pública e educação precárias. Esse evento é importante por isso, desperta os alunos".

A professora de Arte, Kelly Cristina Rosa de Oliveira expos em uma sala maquetes de arte contemporânea, cerâmica e máscaras africanas. “Fizemos a exposição de reproduções da arte indígena pré-colombiana além das alunas terem interpretado a Dança Miscigenação das Raças: Brasil - África, África – Brasil”, disse Kelly.

O professor de informática, José Augusto Dias, o Baratta do Abadá Capoeira também contribuiu com as apresentações do evento. Ele e seus alunos gingaram capoeira.

A professora de Educação Física Celemar Lopes de Barros ensaiou seus alunos para apresentarem três danças. Tua graça (Gospel), Carimbó (uma mistura de dança africana com influências do Maranhão), Poderosa (similar ao Hip Hop) e Kuduro (nomenclatura africana). “Escolhemos músicas que mesclavam a cultura brasileira e africana, músicas de origens africanas que faziam a adaptação com o estilo de cada região do brasil. Para isso utilizamos o tema da chegada e influência dos africanos no Brasil”, explicou a professora.

BOLSISTAS PIBID/HISTÓRIA
Os alunos do curso de História, bolsistas do Pibid participaram do 5º Encontro da Consciência Negra partindo da temática “Afrto”, a qual é trabalhada em sala de aula com os alunos a partir da aplicação de projetos desenvolvidos nesta parceria entre UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a escola Estadual João Dantas Filgueiras.

Os bolsistas do Pibid e PET (Programa de Educação Tutorial) Jefferson, Karina, Marcos, Mariana e Isabela organizaram junto aos alunos da escola a apresentação de uma música composta pelas alunas, “O Rap da Sociedade”. Os alunos estudaram sobre o HIP HOP e o Movimento Negro nos EUA (1960-1980). Quatro alunos – três meninas e um menino -, participaram da composição da letra e apresentação. A aluna Ana Gabriela Guedes explicou o que motivou o grupo a escolher realizar esta apresentação.  “É Hip Hop, tem a ver com origens afro. A gente relacionou o tema com problemas enfrentados pela sociedade. Fizemos a música pensando no que está acontecendo no momento. Nós escolhemos o rap porque todo mundo gosta, prestam mais atenção no que queremos dizer", pontuou.

A aluna Kathia, do curso e História, apresentou durante o evento uma exposição de fotografias com o tema: “Os orixás e o sincretismo religioso”.

Já na “Literatura Africana”, coordenada pelas bolsistas Iara, Luana, Mariely e Rafaely junto aos alunos prepararam uma apresentação de três contos do escritor moçambicano Mia Couto. Os alunos fizeram uma leitura dramática da literatura. Um dos alunos que participou da atividade é Sávio Alves da Silva, ele tem 17 anos e está no 3º ano do Ensino Médio. “Quiz colaborar e mostrar para os meus colegas que os contos demonstram nossas raízes. Todos viemos de lá. Antes das atividades desenvolvidas pelos alunos da UFMS olhávamos para a África com um olhar de exclusão, como geralmente ela é vista. Agora, depois do projeto, ficou mais evidente que a África tem uma história, uma cultura", frisou o aluno. Além disso Sávio também jogou capoeira junto a outros colegas.

As bolsistas Karina, Mariana e Isabela também se envolveram no projeto: HIP HOP e o Movimento Negro nos EUA (1960-1980). Elas apresentaram em uma sala temática entrevistas realizadas na escola. A apresentação contínua mostrou entrevistas elaboradas pelos alunos sobre os temas: preconceito e racismo.

Os projetos aplicados em sala pelos alunos e  atividades desenvolvidas pelos bolsistas durante o 5º Encontro da consciência negra foram coordenados pelo professor do curso de história e coordenador do Pibid/História, Lourival dos Santos e pela professora do JODAFI e supervisora do Pibid/História Rosemari Fernanda Gomes.

Por Augusta Rufino


CONFIRA ALGUMAS FOTOS DO EVENTO:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inserção na Prática da Escola Quilombola Antônio Delfino Pereira: Primeiros Passos

Alunos e alunas do 1º Ano "A" e "B" assistindo o filme do "Kiriku e a Feiticeira". Em resposta as ações...