quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Andamento do projeto “O papel das máscaras entre os povos do Reino de Kuba estabelecidos no atual sudeste da República Democrática do Congo”



No dia 02 de Setembro os alunos reuniram-se para discutir questões pertinentes relacionadas ao projeto e à construção da sequência didática sobre máscaras africanas. No dia 02 de Setembro os alunos reuniram-se para discutir questões pertinentes relacionadas ao projeto e à construção da sequência didática sobre máscaras africanas. Os alunos que participam desse projeto são: a estagiária Mariely Zambianco, e os pibidianos Iyuithi Marinho Sumi, Elenísia Maria de Oliveira, Pedro Henrique Rosa, Samara Gobira, Rafaely Zambianco e Renuza Gonçalves.
Na pauta da reunião foi discutido a organização da produção de pranchas das imagens de máscaras africanas. Estabeleceu-se que, por enquanto, daremos continuidade à ideia de produção de máscaras com papel e colagem ao fim da sequência Neste sentido, para minimizar o tempo a ser gasto nessa atividade, decidimos fazer nós mesmos diversos moldes semi-prontos de máscaras em diversos formatos (redondas, compridas, retas de 180 graus...), ou seja, deixar as quinze primeiras camadas já feitas e secas, assim os alunos poderão escolher o que preferirem, acrescentar mais as cinco últimas camadas de papel imerso em cola, formando detalhes relativos ao formato e expressão, como escarificações, olhos saltados, bocas finas ou grossas, sorrisos.. Não estabelecemos, contudo, quando produziremos as máscaras semi-prontas.
Listamos também os materiais necessários para dar personalidade às máscaras, como miçangas, barbantes, tampa de garrafas, etc.
Para facilitar o entendimento dos alunos e otimizar tempo, produziremos um vídeo de passo a passo para a produção das máscaras, assim poderemos nós mesmos ter mais conhecimento do processo, bem como das dificuldades que nos ajudará a pensar na disposição das aulas, além disso as máscaras prontas constituirão modelos a inspirar os alunos.
Definimos que ficarão dois responsáveis pela fotografia, e na produção do vídeo todos os pibidianos e estagiários envolvidos no projeto irão colaborar. Também definimos que reuniremos todas as quintas às 13:30 horas. É um ponto muito importante nesse trabalho coletivo.
Estabelecidas todas essas diretrizes, iniciaremos a aplicação na segunda-feira seguinte (dia 08). 

Alunos que participam do projeto organizando material da sequência didática.


Por Raaely Zambianco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inserção na Prática da Escola Quilombola Antônio Delfino Pereira: Primeiros Passos

Alunos e alunas do 1º Ano "A" e "B" assistindo o filme do "Kiriku e a Feiticeira". Em resposta as ações...