terça-feira, 8 de outubro de 2013

Olááá Galera!!!

A partir do dia 14/10 teremos um projeto novinho em folha, trabalharemos sobre questão de gênero na escola, sob minha coordenação e da pibidiana, Isabela. Com o tema Rainha Nzinga e as relações de gênero no século XVII. Temos como principal objetivo, compreender o papel político feminino representado pela Rainha Nzinga no processo de resistência à ocupação portuguesa na África Central do século XVII, enfatizando a igualdade de gênero.
Trabalharemos com o 7º C e D do período vespertino da escola Jodafi. Para que todos fiquem ambientados sobre o tema proposto, falarei só um pouquinho sobre esta figura fantástica.
Nascida no final do século XVI, Nzinga (Ginga ou Zinga) filha mais velha e preferida de um poderoso sobá (chefe) africano, que viera a ser tornar Rei de Angola. Herdou do pai a astúcia e ousadia e da mãe toda a beleza e inteligência. Criada em quilombos jagas (guerreiros nômades) fora treinada para ser líder e invencível.
Lutando quase 40 anos contra invasão portuguesa em Angola e Matamba, Nzinga usava de excelentes estratégias militares e diplomáticas. Assim permanecendo como guerreira imortal no imaginário de muitos descendentes afro-brasileiros. Tendo feito alianças com muitos sobas no interior de Angola, Congo e Matamba, Nzinga tivera de enfrentar o próprio irmão que achava que pelo simples fato de ser homem, o trono deveria ser seu por direito mesmo não sendo o primogênito.
A espinha dorsal de toda a sua luta, foi sua aliança com os guerreiros Jaga Imbangalas . Descritos como enormes guerreiros selvagens e precursores dos quilombos que conhecemos hoje. Foram estes quilombos que abrigaram nossa Rainha e fortaleceram toda a luta contra a invasão lusa e o trafico negreiro.
No Brasil, estes quilombos se tornaram uma forma de resistência à escravidão e um pedaço da África em território brasileiro. Dos africanos trazidos para o Brasil, notava-se uma forte influência deste espírito guerreiro bantu/angolano dos escravos aqui chegados.

 Por ora é só, semana que vem trago mais novidade sobre o início deste projeto sobre esta soberana, que para nós, tem não só o fascínio de um tesouro desconhecido da selva africana, mas também o interesse objetivo de tudo o que isto possui, com relação às nossas estruturas politicas, econômicas, sociais e culturais....Enfim, da formação histórica da sociedade brasileira.

Por: Naiara Salvatierre
                                                 
 Rainha Nzinga
 Zumbi do Palmares

Um comentário:

  1. poxa!!! será uma história incrível de trabalhar em sala, eu não tinha ouvido falar ainda mas fiquei interessada na história da rainha Nzinga que como foi descrito parece ter sido uma grande personalidade africana, vou acompanhar mais postes sobre essa sequencia. bjss tchau!!! boa sorte meninas na sequencia!!!

    ResponderExcluir

Inserção na Prática da Escola Quilombola Antônio Delfino Pereira: Primeiros Passos

Alunos e alunas do 1º Ano "A" e "B" assistindo o filme do "Kiriku e a Feiticeira". Em resposta as ações...