sexta-feira, 18 de outubro de 2013

 Boa Tardeeee.....


Como prometido, estou de volta para contar como foi o início da nossa sequencia didática sobre a Rainha Nzinga. Assim que entramos em sala pedimos para que os alunos se apresentassem e em seguida respondesse um questionário relacionado a temática de gênero, onde coloquei algumas afirmações de cunho sexista, para medir o quanto eles estavam enraizados nesses valores conservadores e machistas. Quando entregamos as questões, li em voz alta com a classe todas as afirmações e fui esclarecendo algumas dúvidas que iam surgindo. Durante a leitura muitos alunos em sua maioria meninos, que compõem 80% da turma, faziam comentários preconceituosos com relação ao papel feminino na sociedade.
Assim que terminaram a primeira atividade, pedi que eles me descrevessem em uma folha a parte, como eles imaginavam ser a imagem de uma pessoa que ocupasse uma posição de liderança. Passei um roteirinho na lousa, queria que eles me dissessem como seria fisicamente esta figura de destaque, homem, mulher, negro, branco, roupa, cabelo, sua forma de agir e assim pedi que eles me pontuasse como seria este(a) líder em todos os aspectos possíveis.
Notei que todos possuem muita dificuldade em escrever, na verdade todos tem muito medo de colocar suas ideias no papel, como muita insistência, fizemos com que todos escrevessem.  Algumas produções que li, grande parte descreviam este líder sendo homem e branco. 
Ao final da aula, sentados em U, fizemos mais bate papo onde pedi para que eles me falassem o que define um homem e o que define uma mulher e o que os diferenciam. Os meninos continuaram a reproduzir que a mulher tem que ficar em casa e cuidar dos filhos e as meninas, algumas concordavam e outras discordavam, gostaria de ter ouvido mais as meninas, mas elas eram a minoria e falavam bem pouco.
Esta semana ainda começo a falar sobre Nzinga, não só como uma grande líder politica, mas como mulher de destaque. Espero muito que a turma se identifique com a força e inteligência desta Rainha, que tanta reforça a igualdade nas relações de poder entre homens e mulheres.

Por : Naiara Salvatierre
                                                              A sala reunida em U
                                                           Bate papo com os alunos



                                           Monitores da semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inserção na Prática da Escola Quilombola Antônio Delfino Pereira: Primeiros Passos

Alunos e alunas do 1º Ano "A" e "B" assistindo o filme do "Kiriku e a Feiticeira". Em resposta as ações...