sábado, 4 de outubro de 2014

Sequencia Didática: O Samba como símbolo de resistência negra do inicio do séc. XX e sua transformação em patrimônio cultural brasileiro (1916-1945).

A sequencia didática foi iniciada na primeira semana do mês de setembro deste ano de 2014, no 7° ano C, as aulas que eram ministradas três vezes por semana nos dias de segunda, quinta e sexta-feira, foram cedidas pela professora de História Rosemari que nos deu suporte junto a turma para melhor andamento da sequencia.
            As estagiarias Luana Muniz, Iara Souza e Claudia Arevalos, aplicaram juntos os conteúdos que foram trabalhos em sala, apesar da pouca observação da turma, que ocorreu apenas por três vezes, não houve nenhuma resistência dos alunos em nos receber em sala de aula, muito pelo contrario ganhamos a simpatia da turma logo na primeira semana.
            A simpatia, no entanto, não impediu que houvesse alguns percalços durante o andamento da sequencia, a falta de pratica e dificuldade com as leituras propostas em sala foram sem dúvida um dos pontos críticos que atrapalhavam a compreensão dos conteúdos, infelizmente a falta de intimidade com a leitura e a pouca habilidade de interpretação dos textos não é um problema que se restringe apenas ao 7° ano C, a maioria das turmas da escola João Dantas Filgueiras apresentam dificuldades semelhantes.
            Desafios à parte, o trabalho da sequencia conseguiu dentro do prazo previsto, fazer com que os alunos compreendessem os objetivos propostos, o conteúdo relacionado à trajetória histórica do samba tinha como finalidade apresentar aos alunos de que maneira ocorreram as transformações do gênero musical, desde sua inicial marginalização até a incorporação do samba enquanto “coisa nossa”, passando a ser uma das principais características da cultura brasileira, a história de seus precursores como Tia Ciata, Hilário Jovino, João da Baiana, Donga, Sinhô, Ismael Silva entre outros, e as formas como ocorriam às negociações dos espaços destinados ao samba, como eram as reuniões entre os membros, a ligação afro-religiosa, a inserção do samba nos festejos de carnaval, as rivalidades dos primeiros ranchos de escola de samba e a consolidação cultural do gênero durante a era Vargas (1930-1945), foram os temas das atividades desenvolvidas em sala de aula.
            Os alunos apesar do baixo desempenho nas atividades de leitura, se mostraram bastante participativos com perguntas feitas oralmente durante as aulas de analise das letras de samba, que eram acompanhadas pelo áudio das musicas, foi interessante observa-los fazendo ligação de musicas ouvidas ainda hoje mas que foram compostas no inicio do século XX, a surpresa de reconhecer letras de alguns dos compositores apresentados provocava maior interesse nos alunos sobre a valorização do samba enquanto elemento de cultura difundido pelas raízes da descendência negra do Brasil.
Durante a avaliação final toda a turma conseguiu apontar no artigo de opinião os pontos principais do conteúdo abordado, no entanto mais uma vez o que atrapalhou na analise das produções finais da sequencia foi à falta de habilidade dos alunos com a escrita, alguns textos apontavam as ideias fundamentais, mas se perdiam em uma total falta de coerência no desenrolar da escrita textual, houve entre nós estagiaria a impressão de que os alunos conseguiram compreender os objetivos da sequencia porem as dificuldades de transpor isso em um texto, a dificuldade em lidar com a organização dos códigos verbais, prejudicou a produção final realizada por eles. Ficamos ao mesmo tempo felizes (por eles terem sim, compreendido o conteúdo ao demostrarem isso através da participação oral) e preocupadas com a situação critica da escrita dos alunos.

Nós estagiarias esperamos, com a insistência em leituras e interpretações das leituras juntamente com a escrita dos artigos de opinião, possamos ter colaborado para uma possível mudança diante desse problema na formação dos alunos, deixamos aqui um grande abraço para turma do 7° ano C.
          Os alunos do 7° ano C, durante a aplicação da sequencia didática

                 
As estagiarias Luana e Iara durante explicação dos conteúdos trabalhados em sala.


Por Iara da Silva Souza

3 comentários:

  1. muito bom este blog, encontrei por acaso na internet procurando sites com conteúdo educacional, gostei muito. Silvana, graduanda em pedagogia

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  2. aula de história mesclada com cultura popular, só pode dar samba. Raquel sou professora.

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  3. Que bom que a cultura brasileira esta sendo ensinada com atividades hoje nas escolas.

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