A
sequencia didática foi iniciada na primeira semana do mês de setembro deste ano
de 2014, no 7° ano C, as aulas que eram ministradas três vezes por semana nos
dias de segunda, quinta e sexta-feira, foram cedidas pela professora de
História Rosemari que nos deu suporte junto a turma para melhor andamento da
sequencia.
As estagiarias Luana Muniz, Iara Souza e Claudia
Arevalos, aplicaram juntos os conteúdos que foram trabalhos em sala, apesar da
pouca observação da turma, que ocorreu apenas por três vezes, não houve nenhuma
resistência dos alunos em nos receber em sala de aula, muito pelo contrario
ganhamos a simpatia da turma logo na primeira semana.
A simpatia, no entanto, não impediu que houvesse alguns
percalços durante o andamento da sequencia, a falta de pratica e dificuldade
com as leituras propostas em sala foram sem dúvida um dos pontos críticos que
atrapalhavam a compreensão dos conteúdos, infelizmente a falta de intimidade
com a leitura e a pouca habilidade de interpretação dos textos não é um
problema que se restringe apenas ao 7° ano C, a maioria das turmas da escola
João Dantas Filgueiras apresentam dificuldades semelhantes.
Desafios à parte, o trabalho da sequencia conseguiu
dentro do prazo previsto, fazer com que os alunos compreendessem os objetivos
propostos, o conteúdo relacionado à trajetória histórica do samba tinha como
finalidade apresentar aos alunos de que maneira ocorreram as transformações do
gênero musical, desde sua inicial marginalização até a incorporação do samba
enquanto “coisa nossa”, passando a ser uma das principais características da
cultura brasileira, a história de seus precursores como Tia Ciata, Hilário
Jovino, João da Baiana, Donga, Sinhô, Ismael Silva entre outros, e as formas
como ocorriam às negociações dos espaços destinados ao samba, como eram as
reuniões entre os membros, a ligação afro-religiosa, a inserção do samba nos
festejos de carnaval, as rivalidades dos primeiros ranchos de escola de samba e
a consolidação cultural do gênero durante a era Vargas (1930-1945), foram os
temas das atividades desenvolvidas em sala de aula.
Os alunos apesar do baixo desempenho nas atividades de
leitura, se mostraram bastante participativos com perguntas feitas oralmente durante
as aulas de analise das letras de samba, que eram acompanhadas pelo áudio das
musicas, foi interessante observa-los fazendo ligação de musicas ouvidas ainda
hoje mas que foram compostas no inicio do século XX, a surpresa de reconhecer
letras de alguns dos compositores apresentados provocava maior interesse nos
alunos sobre a valorização do samba enquanto elemento de cultura difundido
pelas raízes da descendência negra do Brasil.
Durante
a avaliação final toda a turma conseguiu apontar no artigo de opinião os pontos
principais do conteúdo abordado, no entanto mais uma vez o que atrapalhou na
analise das produções finais da sequencia foi à falta de habilidade dos alunos
com a escrita, alguns textos apontavam as ideias fundamentais, mas se perdiam
em uma total falta de coerência no desenrolar da escrita textual, houve entre
nós estagiaria a impressão de que os alunos conseguiram compreender os
objetivos da sequencia porem as dificuldades de transpor isso em um texto, a
dificuldade em lidar com a organização dos códigos verbais, prejudicou a
produção final realizada por eles. Ficamos ao mesmo tempo felizes (por eles
terem sim, compreendido o conteúdo ao demostrarem isso através da participação
oral) e preocupadas com a situação critica da escrita dos alunos.
Nós
estagiarias esperamos, com a insistência em leituras e interpretações das
leituras juntamente com a escrita dos artigos de opinião, possamos ter colaborado
para uma possível mudança diante desse problema na formação dos alunos,
deixamos aqui um grande abraço para turma do 7° ano C.
Os alunos do 7° ano C, durante a aplicação da sequencia didática
As estagiarias Luana e Iara durante explicação dos conteúdos trabalhados em sala.
Por Iara da Silva Souza
muito bom este blog, encontrei por acaso na internet procurando sites com conteúdo educacional, gostei muito. Silvana, graduanda em pedagogia
ResponderExcluiraula de história mesclada com cultura popular, só pode dar samba. Raquel sou professora.
ResponderExcluirQue bom que a cultura brasileira esta sendo ensinada com atividades hoje nas escolas.
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