domingo, 30 de novembro de 2014

6º Encontro da Consciência Negra na Escola Estadual JODAFI



No dia 21 de Novembro ocorreu na Escola Estadual João Dantas Filgueiras, do município Três Lagoas – MS, o 6º Encontro da Consciência Negra contando com a participação de discentes e docentes da universidade, equipe de alunos, professores e coordenadores da escola, com visita também de pessoas da comunidade local e de outras escolas. Colaboraram na organização do evento  integrantes dos grupos PIBID História e Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS-CPTL). Ambos os grupos trabalharam no decorrer do ano com aplicação de sequências em diferentes turmas, com objetivos e atividades diversas, mas também visando um produto parao dia da consciência negra, sendo que algumas proposições foram as salas temáticas, apresentações de dança, apresentações de capoeira, canções, entre outros.
Para entender a importância da organização desse evento devemos rememorar alguns fatos. A Consciência negra era antes comemorada no dia 13 de Maio, dia da Abolição da Escravatura¹ (pela Lei Áurea implementada em 1888). Porém, desde a década de 60, este evento é comemorado no dia 20 de Novembro, dia em que Zumbi dos Palmares (personagem histórico que representou a luta do negro contra a escravidão), líder do Quilombo dos Palmares, morre em 1695. É necessário celebrar este dia, principalmente nas escolas, pois trás à tona discussões acerca da discriminação e o preconceito racial em sala de aula, o reconhecimento da identidade negra, o conhecimento de sociedades e culturas africanas e afro-brasileiras, bem como suas manifestações, as lutas e resistências dos negros escravizados no Brasil.
Tanto no período matutino quanto vespertino, o encontro teve início com um “bate-latas” dos alunos na entrada da escola, organizado por três professoras Em seguida iniciaram-se as apresentações, que consistiram em danças e os cantos de raps com letras criadas pelos próprios alunos. O grupo “Abadá Capoeira” de Três Lagoas, do professor José Augusto Dias, o Baratta, fizeram uma apresentação de capoeira. Vale ressaltar que o grupo dos acadêmicos Jefferson Rodrigo (pibidiano/estagiário), Diego Ferioto (pibidiano) Renuza Gonçalves (pibidiana), Daniel Carvalho (pibidiano) e Rafael Oliveira (estagiário), que aplicaram a sequência “HIP HOP e o Movimento Negro nos EUA (1960-1980)” na 2º ano do Ensino Médio, tiveram como produto final desta sequência a elaboração, pelos alunos, da letra de um rap chamado “Proseando no rap” e uma apresentação de dança dos alunos de break chamada “Breaking Beat” (com coreografia da pibidiana Renuza Gonçalves).
Bate-latas e capoeira

Alunos do 2º ano do Ensino Médio dançando break
Grupo Abadá Capoeira
Sala temática "Maquetes: quilombos, casa grande e senzala"
Já no período vespertino, diferencialmente do matutino, teve a apresentação dos alunos do 6º A do Ens. Fundamental, em formato de coral, que cantaram a música “A batucada dos nossos tantãs” do grupo Fundo de Quintal. Esta foi organizada pelo estagiário/pibidiano Marcos Sanches, que aplicou nesta mesma turma a sequência didática “A favela nos sambas do Brasil”, que teve como produto final a produção de textos pelos alunos e a apresentação do coral no dia da comemoração da Semana da Consciência Negra.
Alunos do 6ºA do Ensino Fundamental do período vespertino cantam samba "A batucada dos nossos tantãs"
Após as apresentações foram abertas as salas temáticas para que os visitantes pudessem “explorá-las”. Dentre elas havia a sala “Maquetes: quilombos, casa grande e senzala”; a sala de “artesanato indígena”; a que foi organizada pela turma do 2º A e o grupo PIBID-Letras chamada “Eu tive um sonho...”, e as salas organizadas pelo bolsistas do Pibid-História e estagiários do curso, junto às turmas em que aplicaram as sequências:
- Mancala: Sala temática desenvolvida a partir da sequência didática “O jogo de Mancala e as civilizações agrárias em África: o Egito Antigo”, dos alunos do 6º B do Ensino Fundamental, que montaram a sala com a ajuda dos pibidianos Ana Paula, Caio Alexandre, Eduardo Dianna, e Roni Stanckevicz, juntamente com o estagiário Rafael Rezende.
 
 
Visitantes jogando Mancala
- Religiões Afro-brasileiras: Sala desenvolvida a partir da sequência “Religiões Afro-braisleiras: A umbanda na sala de aula”, dos alunos do 6º C do Ens. Fundamental, que montaram a sala com a  ajuda dos pibidianos Bruna Barros, Naiara Salvatierre, Isabela Hernandes e Jorge Gomes.
- Máscaras africanas: Sala desenvolvida a partir da sequência “O papel das máscaras entre os povos do Reino de Kuba, estabelecidos no atual sudeste da República Democrática do Congo”, dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, que montaram a sala com a ajuda dos pibidianos Nísia Oliveira, Iara Souza, Luana Muniz, Iyuithi Sumi, Rafaely Zambiando e a estagiária Mariely Zambianco.
Exposição da reeleitura das máscaras africanas
Dessa forma, todas essas atividades foram muito importantes, levando em conta que todos demonstraram conhecimento da necessidade de combatermos o preconceito racial, da luta pela igualdade étnica e inclusão social. Negar o racismo e contribuir para a invisibilidade da população negra é perpetuar essa falsa ideia de “democracia racial”. Daí a importância da comemoração do dia 20 de Novembro. Você pode compreender melhor visitando a seguinte postagem site “Consciência Negra Raízes”.

  
¹ Para saber mais sobre a mudança desta data comemorativa da história do negro no Brasil, do dia 13 de Maio para o dia 20 de Novembro, segue a postagem da “CartaFundamental”.


Por Rafaely Zambianco

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