sábado, 29 de novembro de 2014

Sequência Didática: A favela nos sambas do Brasil



Essa sequência foi aplicada na turma do 6°A da escola estadual João Dantas Filgueiras, no terceiro bimestre, nas aulas do período da tarde, às segundas, quartas e sextas feiras. Nessa atividade estiveram envolvidos os bolsistas do PIBID, Marcos Sanches e Diego Feriotto, além do apoio do professor regente Wellington.
Essa sequência teve por objetivo proporcionar aos alunos o contato com letras de samba, com o intuito de que eles pudessem identificar como é a favela, o cotidiano, os moradores e moradoras, para que pudessem questionar a realidade das periferias e associarem com sua própria realidade (todos moradores de regiões periféricas da cidade).
Ao substituir a utilização do livro didático, propondo leituras de textos da internet e das letras do samba, teve-se a preocupação de instruir os alunos a ficharem os textos e, em seguida, sistematizarem os assuntos da aula, utilizando como ferramenta o Diário de Bordo (essa estratégia nos foi apresentada pelo professor Val Fontoura, na aula de Fundamentos de Didática, que consiste em fazer anotações, colocar dúvidas, resumir as discussões feitas em sala). Utilizamos ainda de vídeos e músicas para ajudar os alunos na análise dos textos e interpretações das letras dos sambas sugeridos.
Alguns dos sambas trabalhados: Despejo na favela – Adoniran Barbosa; Opinião e Voz do morro – Zé Keti; Delegado Chico Palha – Zeca Pagodinho; Aquarela Brasileira – Gal Costa. Além da música cantada pelos alunos em formato de coral, “A batucada dos nossos tantãs” do grupo Fundo de Quintal, proposta esta feita pelo professor Wellington, apresentada como produto final da sequência na comemoração feita pela escola no Dia da Consciência Negra.
O primeiro contato dos alunos com as músicas foi de estranhamento por não ser um tema comum aos estudados por eles. Em seguida, tiveram grande curiosidade, questionavam a todo momento sobre qual a utilidade em se discutir sobre as favelas em sala de aula.
Ao tentar diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos e alunas foi possível identificar a visão preconceituosa sobre a favela e seus moradores, com discursos do tipo: “favela é lugar de bandido”, “lugar onde vende droga e tem conflito entre policial e bandido”. Essa temática foi sendo trabalhada com o intuito de desconstruir essa visão e promover uma reflexão sobre a causa desses discursos.
Foi trabalhado com os alunos e alunas, também, um texto sobre a história do samba. O texto traz uma reflexão sobre a criminalização e descriminalização do samba, os tipos de samba e alguns dos grandes cantores. O vídeo apresentado foi um episódio do seriado da Rede Globo, Cidade dos homens, que trata sobre a vida de dois adolescentes, moradores de favela da cidade do Rio de Janeiro. Teve como intuito mostrar como seria o dia a dia de uma favela, distante da visão apresentada pelos alunos.
A atividade final, como mencionado, foi a apresentação dos alunos da música “A Batucada dos Nossos Tantãs”, do grupo Fundo de Quintal, no Dia da Consciência Negra na escola (21/11/14). Os textos e Diários de Bordo feito pelos alunos também foram utilizados para a verificação do aprendizado e se eles mobilizaram conhecimento.
No geral, o desenvolvimento da sequência teve problemas, principalmente ligados ao controle dos alunos, devido a uma falta de experiência dos bolsistas com estudantes menores, turma do 6° A, que resultou em constantes replanejamentos durante o desenvolvimento da sequência. O trabalho pareceu positivo, pois grande parte dos alunos(as), modificaram o seu discurso (análise feita a partir dos textos feitos por eles) e espera-se que essa reflexão feita em sala possa ser refletida no dia a dia de cada menino e menina daquela sala.
Alunos do 6º A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inserção na Prática da Escola Quilombola Antônio Delfino Pereira: Primeiros Passos

Alunos e alunas do 1º Ano "A" e "B" assistindo o filme do "Kiriku e a Feiticeira". Em resposta as ações...